Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

0

Master of the Magic - Começando a série sobre jogos antigos de PC

Começando a série sobre os jogos de DOS, fiz o vídeo sobre um dos meus jogos favoritos desta época: Master of Magic. Só que como o jogo é bem pouco conhecido hoje em dia quase ninguém viu o vídeo (#chateadinho). Então reforço o convite todo mundo aí a assistir e conhecer este jogo, que é até hoje é um dos melhores do gênero.

Vou começar a fazer análises duplas, ou seja, aqui e em vídeo. Espero que gostem do resultado e não deixem de comentar.








Apresentação

Master of Magic é um jogo de estratégia 4X criado pela Sintex e produzido pela Microprose em 1994. Como outros jogos do gênero, o objetivo é desenvolver seu império, criar exércitos e derrotar seus oponentes. O diferencial deste jogo é que nossa principal arma são as magias, que usamos dentro e fora de combate, além de encantamentos que podem melhorar as tropas, os recursos e dar boas vantagens em todo o jogo.

Gameplay

O jogo é todo baseado em turnos, e revesamos os turnos com nossos oponentes. Toda a movimentação e comandos são feitas com o mouse no estilo point-and-click. Os combates seguem essas mesmas regras, porém podemos definir estratégias no campo de guerra, escolhendo como movimentar nossas tropas e quais inimigos atacar, e ainda podemos usar magias para ajudar na luta.



Além de ter uma grande variedade de criaturas para usar, tanto treinadas nas cidades que controlamos, quanto as conjuradas por magias, ainda podemos conseguir heróis ou campeões, unidades poderosas que além de poder usar armas, armaduras e outros tipos de encantamentos, têm habilidades únicas e melhoram os atributos de todas as unidades agrupadas com eles.




Os mapas são gerados aleatoriamente a cada partida, tornando cada jogada única, além disso, o mapa se divide em dois planos: Arcanus, o plano "normal", que seria como a Terra, e Myrror um plano paralelo onde a magia é mais poderosa, porém alguns recursos para desenvolver as cidades são mais escassos. Você viaja de um plano para outro através de torres, ou usando magias, e usar bem os dois planos é uma das principais estratégias do jogo.




Replay

O conteúdo do jogo é enorme para sua época, com cinco escolas de magias para escolher, além de uma grande quantidade de tropas e estratégias diferentes para usar, dá pra jogar várias e várias vezes sem enjoar.




Recepção

A recepção desse jogo podia ser melhor. Várias revistas da época simplesmente o tacharam como um clone do Civilization, e ainda a versão original tinha muitos bugs (que foram corrigidas em versões posteriores). Mesmo assim, a mistura da fórmula do 4X com elementos de fantasia medieval agradou muitos jogadores da época.



Legado

Quem jogou Master of Magic lembra com carinho dele até hoje. O jogo nunca recebeu uma continuação, mas fãs continuam produzindo conteúdo para ele até hoje, entre sites, aplicativos e várias tentativas de um remake. Apesar de ter se baseado em outro jogo, Master of Magic teve inovações suficiente para inspirar vários outros, como Age of Wonders e Heroes of Might and Magic.






Para quem quiser mais detalhes e imagens do jogo, segue minha análise em vídeo:




Espero que gostem do resultado e acompanhem, não deixem de avaliar o vídeo (o tal do "clicar no joínha") e se inscrever no canal, que isto dá uma baita força pra nós. Valeu!




Gostou do vídeo? Não deixe de se inscrever no canal para sempre receber as novidades!


Clique Aqui Para Se Inscrever no Canal Velberan Games



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação! =D