Pages

Ads 468x60px

domingo, 24 de fevereiro de 2013

13

Orkut manda lembranças!






Eu nunca fui um cara muito virtualmente social. Até gosto de participar de fóruns e bater papo com o pessoal pela internet, mas esse negócio de ficar postando fotos minhas na internet a cada piquenique não é minha praia. Por isso, no começo do estouro do Orkut no Brasil, eu já estava lá há tempos, participando de várias comunidades e até criei algumas, sobre temas que eu gosto. Acompanhei passo a passo a invasão dos brasileiros na primeira grande rede social virtual, vi a expulsão dos não-brasileiros do site e, o que foi mais triste, o tsunami dos attention whores, pessoas cujo único objetivo na vida era querer aparecer na rede, lotar suas listas de amigos com pessoas desconhecidas, como se aquilo fosse álbum de figurinha e entupir a timeline de todo mundo, repassando qualquer baboseira sem sentido que recebia.








O Orkut virou notícia em tudo quanto é jornal, ou pela extrema popularidade, ou por algum crime relacionado à bulling virtual ou originado pela superexposição que as pessoas se sujeitavam. Acho que não tinha único brasileiro com acesso à internet sem uma conta no site. Até mesmo eu, num surto de burrice que até hoje eu me questiono o motivo, criei uma conta pro meu filho logo depois que ele nasceu.

Quem gostava do Orkut pela sua ótima estrutura de comunidades acabou perdendo o interesse no serviço. Isto foi meio triste porque em nenhum outro lugar da internet podíamos começar uma conversa sobre qualquer assunto e acabar encontrando outras pessoas com o mesmo interesse. Chegou num ponto em que pra qualquer coisa que escrevíamos numa comunidade, e digo qualquer coisa MESMO, chegava algum moleque, foto de perfil com boné e pagando de malvadinho, falando qualquer besteira pra discordar e escrevendo no final "é minha opinião e você tem que respeitar".

Cartaz do filme "A Rede Social"
Quando tudo parecia perdido, o Facebook, que já estava bastante popular em vários outros países do mundo, começou a ter mais popularidade entre os brasileiros. Eu criei minha conta lá e aos poucos fui adicionando meus amigos que estavam migrando também. Depois do lançamento do filme "A Rede Social", que contava a estória do criador do site, a debandagem foi grande, e a maioria dos usuários do Orkut mudaram pro Facebook. 

O Facebook é uma excelente rede social, ele tem uma ótima ferramenta para conversar com nossos contatos, vários aplicativos interligados e suporte em tudo que é lugar, por exemplo, muitos sites podem dispensar cadastro desde que você se conecte com sua conta do Facebook. É possível até mesmo bloquear educadamente as atualizações dos contatos que só mandam convite de jogos, mensagens religiosas ou ateístas ou mesmo aqueles que compartilham qualquer porcaria que recebem, apesar que se bloquear todo mundo que faz isso, provavelmente você não vai receber atualizações de mais ninguém.

Mesmo com suas ótimas ferramentas, eu nunca fui muito feliz com o Facebook. Como eu disse, o que eu realmente gostava das redes sociais eram as comunidades, e nisso o Orkut continuava insuperável. Só que viviam fazendo piadas sobre ele, que ele estava morto, largado às traças, que ninguém mais entrava lá.

Recentemente eu fui dar uma olhada no Google Plus, também conhecido apenas como G+. No começo me empolguei bastante, porque, assim como o Orkut, ele tem sua seção para comunidades. Só que o sistema não funciona do mesmo jeito. No Orkut todo mundo podia criar tópicos para discutir um assunto em específico dentro de uma comunidade, mas no G+, os tópicos se parecem como uma simples mensagem dentro das sub-seções, que são criadas apenas pelos administradores. Dá pra continuar a conversa dentro desses tópicos, mas isso deixa a janela da comunidade muito bagunçada, dificultando bastante o bate-papo entre os membros. O resto do site dá pra comparar apenas como um Facebook metido a besta, mas por enquanto, sem tantos usuários carentes de atenção. Graças a intensa integração que o Google fornece entre o G+ e os seus outros serviços, que não são poucos, acho que é só uma questão de tempo pra ele conseguir comer uma boa fatia na torta das redes sociais. 

Eu estou até me divertindo com o G+, mas ainda não chega aos pés do Orkut. Eu já tinha dado uns pulinhos lá para ver como andava, e tudo o que eu via eram comunidades ou vazias ou apenas com spams, pois nem os administradores entravam pra gerenciar. Mas agora, revisitando o Orkut eu tive uma ótima surpresa: encontrei várias comunidades que estão bastante ativas, com vários membros participando. Não se compara com o que eu via anos atrás, onde comunidades grandes recebiam milhares de mensagens todos os dias, mas pelo menos, aquele bando que entrava só pra fazer flood ou trollar estão ocupados fazendo isto no Facebook, então o Orkut está realmente limpo, com bate-papos interessantes nas comunidades e usuários conscientes, que só querem trocar idéias e se divertir.

Comunidades aleatórias antes muito populares estão às moscas
As comunidades que eu visitei estavam dentro do meu interesse: games, músicas e séries. Só as grandes comunidades estão com um bom movimento, comunidades menores que tem um tema parecido ainda estão às moscas. O interessante é que eu visitei algumas comunidades extremamente populares na época de ouro do Orkut, mas que tinham um tema vago, como "Odeio Segunda-Feira" ou "Certas Músicas me Fazem Lembrar Alguém" e essas estão sim estão abandonadas, mesmo ainda registrando um alto número de membros. Comunidades assim nunca tiveram um bom assunto na verdade, e a maioria dos usuários só participavam porque concordava com o nome da comunidade. Então não é difícil imaginar por que elas estão tão vazias: quase todos os membros também estão floodando no Facebook.

Estou fazendo uma boa procura de comunidades de temas que eu gosto e tentando juntar a galera que gosta de bater papo pra colocar um pouco mais de movimento de volta no Orkut. Graças à boa integração que esta rede tem com o G+, seu irmão mais novo, dá pra compartilhar algumas informações entre os dois sites, e isto facilita um pouco as coisas.

Tem um monte de gente que acha que o Google vai acabar juntando o Orkut com o G+, fazendo assim o Orkut sumir de vez. Eu não creio que isto vá acontecer, não tão cedo, pelo menos. Mas só de saber que o Orkut está voltando a ficar ativo, mesmo que de uma maneira bem underground, já me deixa bastante animado pra voltar a usar ele. Pelo menos é uma boa opção pra quem já está de saco cheio do Facebook e não foi com a cara do G+.

Exemplo de comunidade que ainda está com grande atividade no Orkut.








13 comentários:

  1. Comecei no orkut, fui pro face e agora to no G+.
    COnfesso que cansei do face,
    Bjos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Oii..
    Realmente o orkut é uma das redes sociais mais antigas e ainda hoje uma das melhores. Eu tenho conta no facebook mas já estou ficando com nojo daquele lugar, pois trabalho curtindo e divulgando causas sociais tipo: adoções de animais, socorro á eles e também divulgações de pessoas desaparecidas, ajudo com as divulgações da liga da medula óssea entre outras e vira e mexe tenho meu perfil bloqueado pelo número de curtidas e compartilhamentos que faço. E não deveria ser assim, acho isso injusto e errado com quem está ali fazendo trabalho voluntário. Nesse sentido ainda prefiro mil vezes o orkut. Nunca tive minha conta excluida por ajudar voluntariamente esse ou aquele. enfim.
    Gostei da matéria. Parabéns pelo blog.
    Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, fez ter ainda mais orgulho de não ter excluído meu ORKUT como muitos dos meus amigos já fizeram. É triste que muitos vão na onda e não vê que esse pode ser o momento da rede social ficar legal, já que a maioria das pessoas que trollavam foram tudo para o Face.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto. O bom e velho Orkut está cada dia melhor. Só ficou por lá quem tem participação ativa nas Comunidades. Todas as futilidades migraram para o FB e espero que fiquem por lá.

    ResponderExcluir
  5. Estou desenvolvendo uma rede aproximadamente 1 ano e 2 meses. Chama-se Emounter, tem opções de listas e funciona como as comunidades, inclusive envia email para todos os membros da lista sobre qualquer postagem (texto,foto,video e link), carrega arquivos também.

    https://www.emounter.com

    ResponderExcluir
  6. orkut ainda é o melhor lugar pra conversar sobre um determinado assunto, nas suas comunidades, eu ainda estou la nas comunidades, e espero q o povo do face volte , digo o povo q era das comunidades os q so tinham o orkut pra postar fotos e fazer amigos q fique no face q é o mais adequado pra isso

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto. Nada supera o Orkut e que ele tenha uma vida bem longa!!

    ResponderExcluir
  8. CARA PASSA O SITE DA COMUNIDADE AI E PARA QUEM QUISER ME ADD NO ORKUT http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11047968943737887924 AGORA VOU FALAR A VERDADE na boa galera o facebook para nim é mó chato prefiro o orkut , twitter , msn , LinkedIn e google + do que o facebook pois acho muito sem graça o facebook só da gente querendo saber da vida dos outros aff ja não chega os outros na vida da gente ficar cuidado da nossa vida agora na red social também ficar cuidando da nossa vida é foda por isso sou mais orkut, msn, LinkedIn e goole+

    ResponderExcluir
  9. Belo texto. Eu também me surpreendi nos últimos meses com a qualidade dos usuários que ainda habitam o Orkut. O melhor dessa rede social é o acervo de informações sobre assuntos que você não acharia no resto da net. Tipo: quer saber se uma balada vale realmente a pena, pesquisa no Orkut o que o povo anda falando dela. Isso você não vê nas demais redes. Também não gosto do Face. O utilizo somente para manter contato com os amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  10. "apesar que se bloquear todo mundo que faz isso, provavelmente você não vai receber atualizações de mais ninguém".

    Exatamente por isso não estou no Facebook. Conheço meu gado, sei que a maioria iria compartilhar coisas nas quais eu não vejo a mínima graça. Ok, talvez o problema maior seja eu. Mas como eu me conheço, também, sei que começaria a ficar irritada ou entediada com o conteúdo postado lá. Conheço bem esse conteúdo, pois meus amigos insistem em comentar todas as baboseiras que recebem e eu visito a rede quando estou acessando junto com eles. Além do mais, já tive perfil FB, mas desfiz em menos de duas semanas.

    Embora esteja participando de poucas comunidades no Orkut, sempre dou uma passeada pela rede. E tenho me surpreendido com o número de comunidades ainda ativas e com boa participação. Em algumas, as atualizações são feitas em segundos, como nos velhos tempos. Achei bem curioso, e fiquei feliz em saber que ainda há gente aproveitando suas comunidades. Na minha opinião, Orkut está num patamar muito, mais MUITO mais elevado do que o do Facebook e demais redes sociais.

    ResponderExcluir
  11. Algumas comunidades do Orkut continuam bem ativas e eu entro e colaboro todos os dias.Foi bom ter aparecido o facebook,para os acéfalos migrarem pra lá.Nunca vi tanta besteira ser postada,tantos modinhas juntos,um monte de viadinhos reclamando de tudo,recadinhos idiotas e etc.
    O G+ está acima de todas as redes sociais.É só aprender a usar.

    ResponderExcluir
  12. As comunidades do Gremio estão a plenos vapores também, com o detalhe que agora ta bem melhor sem os baderneiros de antes.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D