Pages

Ads 468x60px

sábado, 9 de março de 2013

2

Top 10 Covers de Músicas do Bob Dylan


Bob Dylan é um dos maiores compositores dos tempos modernos, e mesmo com sua voz de taquara rachada e muitas vezes acompanhado apenas de um violão e uma gaita, sempre conseguia marcar suas composições com suas próprias interpretações. Ainda assim, milhares de artistas, desde completos anônimos até verdadeiras lendas da música, já gravaram algum cover dele, geralmente cortando alguns versos de suas letras gigantescas, alterando completamente os arranjos, e algumas vezes superando a versão original.

Escolher as dez melhores versões de músicas do Bob Dylan não foi uma tarefa fácil, mas está aqui a minha lista, escolhida entre as músicas que eu conheço.

Eu coloquei vídeos para cada música aqui, então desculpe se ficar muito pesado no seu navegador. No final da postagem tem uma lista de reprodução que eu fiz com todas as músicas, e você pode ouvi-las na sequência.




10º - Guns'n Roses - Knock on Heavens Door

Poucas bandas conseguiram superar as originais de Bob Dylan em popularidade, e um deles foi o Guns. Quando eles lançaram este cover, já estavam muito famosos, e pra falar bem a verdade, conseguiram tirar leite de pedra. Apesar da letra ser interessante, esta não é nem de longe a melhor música de Dylan. Na verdade eu nunca gostei muito de nenhuma das versões, e só coloquei esta aqui para ilustrar as versões que ficaram mais famosas que a original. Eu sei que apesar da popularidade do Guns, eles tem muitos haters que podem torcer o nariz pela minha escolha, mas podia ser muito pior. Imaginem se o Zé Ramalho fizesse uma versão disto em português? Ops...

9º - Ramones - My Back Pages
Punk rock com blues dá certo? Se for feito pelos Ramones, dá sim, e este é um ótimo exemplo de músicas roubadas do Bob Dylan, porque os Ramones conseguiram colocar esta música tão bem dentro do seu próprio estilo, que até parece que foram eles que escreveram.
8º - Peter, Paul & Mary - When the Ship Comes In
O trio folk gravou várias músicas do Bob Dylan na década de 60, até porque eles tinham o mesmo empresário. Inclusive, algumas dessas gravações acabaram ajudando nas vendas dos discos de Dylan. Eu ia usar "Blowing With the Wind" para representar este conjunto, mas como eu não quero repetir composições na lista, a música que vai aparecer aqui é "When the Ship Comes In", que também ficou ótima.
7º - The Byrds - Mr. Tambourine Man
O conjunto folk norte-americano que tentou rivalizar com os Beatles nos anos 60 tinha uma ótima música: Turn, Turn, Turn. Mais alguma? Hm... ah sim! Mr. Tambourine Man, um dos inúmeros covers que eles fizeram para músicas do Bob Dylan. Por sinal, foi com esta música que eu comecei a me interessar pelo Dylan, e eu tenho um carinho especial por ela, mesmo não gostando muito das outras coisas dos Byrds.
6º - George Harrison - If Not For You
A amizade do ex-Beatle e Bob Dylan rendeu várias parcerias musicais, inclusive a banda Travelling Willburyes, junto também de Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne. O amigão Dylan ainda emprestou uma de suas músicas para o primeiro disco solo de Harrison, chamado "All Things Must Pass", e "If Not For You" acabou ganhando vida nova com a voz macia e a guitarra delicada do inglês.
5º - Jimi Hendrix - Like a Rolling Stone
Esta música tem uma das letras mais potentes de todo o repertório do Bob Dylan, e interpretada por um dos mais criativos guitarristas de todos tempos, não ficou parecendo mais com uma pedra rolando, mas sim uma chuva de meteoros!
4º - Eddie Vedder - The Times They Are A Changin´
O vocalista e lider do Pearl Jam, uma das melhores e mais influentes bandas de rock dos anos 90 também prestou seu tributo ao menestrel de Minnesota. Cantando solo ele estraçalhou com sua voz "Time They are a-Changin'", mas parece que só apresentou esta música ao vivo, este cover não está em nenhum de seus álbuns oficiais.
3º - Sam Cooke- Blowin with the wind
Blowin' With the Wind foi uma das músicas mais regravadas do Bob Dylan, inclusive por Elvis Presley, Peter, Paul and Mary e Steve Wonder. Foi até difícil no começo escolher qual foi a melhor versão desta música até eu me deparar com esta versão de Sam Cooke, que é um dos criadores da Soul Music. Sua versão cheia de suingue deu uma cara completamente diferente para a música, e ganhou o troféu de bronze deste top.
2º - Johnny Cash & June Cartner - It Ain't me Babe
A história de amor de Johnny e June é tão intensa que rendeu até filme! E essa música caiu tão bem para eles que até parece que foram eles que escreveram. Este é o mais épico dueto do casal, não tem como deixar eles de fora dessa lista.
1º - Bryan Ferry - A Hard Rain's A-Gonna Fall
Muita gente pode torcer o nariz pra esse cara hoje, já que ele é autor de várias canções mela-calcinha, daquelas que ficam perfeitas em coletâneas de músicas românticas de R$9,90. Mas esse cara já foi muito doido e conseguiu desfigurar uma das composições mais tristes de Bob Dylan, dando a ela um tom vibrante, dançante e debochado. Eu já li vários comentários de fãs do compositor dizendo que odiaram essa versão, mas pra mim, esse foi o melhor cover feito em cima de uma música do Bob Dylan, e garante a primeira posição do nosso rank.
Acho que todo fã de Bob Dylan tem sua própria lista de  covers favoritos deste compositor, e se você tiver algo a acrescentar, fique a vontade pra deixar sua opinião nos comentários. E pra quem tiver a fim de ouvir todas as músicas que eu citei aqui na sequência, eu preparei esta lista de reprodução especial, é só clicar aí e ouvir todo o top enquanto continua navegando em outra aba. Garanto que vale a pena!

2 comentários:

  1. Muito boa a sua postagem, gostei muito. Parabéns, seu blog está em meus favoritos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Já estou ansiosa pelo seu próximo post. Legal que seu blog tem assuntos bem variados daí não dá pra enjoar. Continue assim!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D