Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 1 de abril de 2013

3

Abertura da Semana: Batman - A Série Animada


Batman sempre foi um dos personagens mais famosos dos quadrinhos, mas a sua popularidade nas mídias em geral estava meio caída. Pelo menos até 1989, quando estreou seu primeiro filme em mais de 20 anos, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, abrindo as portas para uma verdadeira batmania que dura até hoje e rendeu vários filmes, jogos, produtos e animações.

Em 1992, na mesma época em que saiu o Batman - O Retorno, estreou nas tvs Batman - A Série Animada, trazendo o morcegão mais sinistro que a criançada já viu!

O clima do desenho era sempre sombrio, com histórias tensas e vilões mentalmente desequilibrados. Não era nada pesado demais para uma criança ver, mas era a animação mais tensa que rolava nas programações infantis até então.



O que mais chamava atenção nesta série era o estilo dos personagens. Os homens sempre com peitos cheios e estufados, mas quadris e pernas finas, as cores eram vibrantes, mesmo nas quase onipresentes cenas de escuridão, sem falar nos rostos quadrados dos personagens, que virou praticamente um símbolo desta série.

A série também tem uma das mais longas aberturas de uma produção norte-americana que eu conheço, que passa de um minuto de duração e mostra uma sequência toda estilizada do Batman detendo alguns assaltantes. A produção dela é fenomenal, muito à frente do seu tempo e bem mais interessante do que qualquer outra que tinha nessa época, mas por causa da duração, acaba enchendo o saco depois de algum tempo acompanhando o desenho.




Esta abertura conquistou muitos admiradores, que cresceram e começaram a produzir conteúdo para a internet e outras mídias. Já vi um monte de sátiras e homenagens à esta abertura, e separei duas delas pra mostrar aqui. A primeira é uma das várias feitas em Stop-Motion com peças de Lego, mas usando alguns leves efeitos especiais de edição.





A segunda foi a que me surpreendeu até agora, e foi produzido no LittleBigPlanet 2, um jogo de plataforma desenvolvido para Playstation 3, mas que também conta com um editor de fases avançado o suficiente para criar pequenos filmes. O vídeo foi capturado e postado no Youtube, mas se você tem este jogo e quer ver esta animação direto no seu console, vou deixar também o link para a página da fase: Batman - The Animated Serie by Smacker_92






3 comentários:

  1. Sim, coloquei um desenho mais novo pra não dizerem que eu só falo de coisa de velho, esse é de 1992, só tem... EPA!

    ResponderExcluir
  2. Coisa de velho é froids kkkk bom os desenhos e quadrinhos do bataman são muito maneiros, mas nunca gostei o herói bataman.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D