Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 26 de abril de 2013

8

Altered Beast – Curiosidades e Versões Alternativas








Altered Beast até hoje é um dos maiores clássicos da Sega. Feito no começo da geração 16-Bits, foi um dos principais jogos de lançamento do Mega-Drive e mostrou ao mundo do que este console era capaz.

É um pouco difícil dizer por que este jogo é tão bom e popular. Ele é difícil, tem uma jogabilidade truncada e não é muito longo. Mas graças a um ótimo trabalho nos gráficos e nos efeitos sonoros, ele impressionou muita gente. Ah sim, não dá pra deixar de falar das transformações. Após coletarmos esferas espirituais, nos transformamos numa criatura super poderosa, e tem uma diferente em cada fase. Essas transformações vêm sempre com uma animação mostrando o humano virando fera.



tumblr_lykva5d2xj1r0ralmo1_500Pensando em tudo isso, e atendo à inúmeros pedidos que recebi no canal Velberan Games, preparei um vídeo analisando este jogo, e também todas as versões alternativas que encontrei pra ele, e você pode conferir o link para este vídeo no final da postagem.
 
Quando estava fazendo este vídeo, pensei que estaria chutando cachorro morto analisando um jogo tão famoso que eu achava que todo mundo já conhecia, mas pra minha surpresa, vi um monte de gente nos comentários dizendo que nunca tinha jogado. Mas todos esses ficaram encantados com o que viram e acho que vão dar uma chance pra ele qualquer hora.

Altered-Beast Wolf
Altered-Beast-Banner2
Como eu queria adicionar novidades, citei também várias versões diferentes que encontrei deste jogo. Jogos de Arcade da Sega nos anos 80 e 90 costumavam sair também tanto para o Mega-Drive quanto para o Master System, então não tem muita novidade nessas versões. Só que o Altered Beast foi um dos poucos jogos desta produtora a serem lançados em várias outras plataformas, principalmente em vários tipos de computador pessoal que existiam na época.





Esses se dividiram basicamente em dois tipos: O de Ms-DOS, que era a plataforma mais popular da época e os que foram modificados e lançados pela Activision, e saíram para os sistemas restantes (Amiga, Commodore 64, etc). A versão de DOS apresentaram gráficos bem abaixo do esperado e uma jogabilidade ruim, mas como ficou com uma cara diferente, acabou tendo o seu charme. As versões da Activision vou ficar devendo, porque não consegui testá-las até agora.

Capa-Commodore64
Capa da versão americada do Commodore 64. Pra mim a melhor capa que esse jogo recebeu.

Capa-Amiga

Nas versões para PC-Engine (Turbo Grafx no ocidente) ele ficou com um visual muito bom, mas alguns problemas na resposta dos inimigos. Se você ficar preso num canto com um inimigo, pode esperar levar porrada até a morte. O que tem de interessante aí é a versão em CD, que veio com uma cutscene explicando melhor o jogo. Esse só saiu no Japão, então a menos que você manje de japonês só vai poder curtir algumas imagens bem diferentes.

Altered-beast-PcE Altered-beast-PcE2


A mais surpreendente de todas as versões foi a do Nintendo 8-Bits, que além do fato deste console ser a maior rival da Sega nesta época, este port recebeu 3 fases a mais, cada um com uma transformação nova, O Leão, O Tubarão e O Grifo (ou seja lá o que for aquele bicho…). Apesar de todas as diferenças devido ao poder de processamento do console, esta versão ficou bastante interessante e divertida, e foi a que eu mais gostei, tirando as do Mega-Drive e Arcade. Note que este jogo só saiu no Japão e é raríssimo no ocidente. Se for procurar por ele, não procure por Altered Beast, mas sim por Juuouki, que é o nome que ele recebeu neste território.


juuoki-nes

jyuuouki-altered-beast

Juuouki-New-beasts
O Leão, O Tubarão e o... sei lá o que é isso...


Uma coisa que eu fiquei cismado com este foi que usaram carinhas de bichinhos para contar as vidas que nos restam. O Altered Beast é um jogo badass pra caramba, pra que afrescalhar ele colocando aquelas coisinhas fofinhas ali!? Dava pra passar sem essa…

Juuouki-Carinhas
Oncinha pintada, zebrinha listrada, coelhinho peludo...


Completado a s capas (ou quase) vou deixar aí as conhecidíssimas capas de Mega-Drive e Master System.

Capa-MS Capa-Genesis


As capas que não apareceram aí é porque tem arte repetida. Infelizmente eu não encontrei a capa da versão de MS-DOS por aí, se você souber onde tem, ou perceber que está faltando alguma, por favor me avise que eu completo o artigo.

Fora isso teve pelo menos um minigame baseado neste jogo. O custo deste brinquedo era meio carinho na época do lançamento e hoje ele é relíquia para colecionadores.

Altered Beast - Minigame


Como eu digo no filme, foram várias as referências que fizeram deste jogo ao longo dos anos. Várias homenagens, piadas e menções aos elementos do jogo apareceram e vou listar algumas delas aqui:

wreck-it-ralph-neff
Rápida participação de Neff na forma de Rinoceronte no filme Detona-Ralph.


altered-beast-hulk
Capa de uma revista em quadrinhos. Na verdade isto é uma fan art e esta revista não existe, mas que
ficou da hora ficou!

2006-06-26
Tirinha!: Bestas Alteradas são alteradas por anabolizantes - Hoje, dois 'heróis' foram acusados de
abuso de anabolizantes. Ambos afirmam estar ajudando Zeus a resgatar sua filha Athena. O Maligno
Deus-Demônio Neff comentou: "Eu sempre soube que esses vagabundos não eram flor que se cheirasse.
Saido por aí destruindo sepulturas e torturando animais. Isto é uma prova. Eu disse para eles 'Bem-
vindo ao seu Julgamento.'"

Rwise from your Gwrive
Camiseta tirada de um site gringo provando que não é só a gente que não entende o que o pessoal do
jogo fala.


Essas são só algumas das que eu encontrei por aí e que achava que valiam menção. Tem ainda várias outras, principalmente em música que usaram as vozes do jogo ou fizeram alguma referência em suas letras.


Altered Beast sideart

É isso, vejam a análise completa, recheada de curiosidades e informações sobre este jogo inesquecível!



Gostou do vídeo? Não deixe de se inscrever no canal para sempre receber as novidades!


Clique Aqui Para Se Inscrever no Canal Velberan Games




8 comentários:

  1. Caracoluis ficou muito feraaaa o post adorei, deu pra perceber que você gosta muito desse jogo heim. Eu nunca me interessei muito nele mas agora deu uma baita vontade de jogar.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu adoro esse jogo, mas gosto mais ainda da arte conceitual dele, por isso enchi o bagulho de imagens, hehe.

    ResponderExcluir
  3. as transformações são show mesmo.

    ResponderExcluir
  4. eu joguei a versao para ps2 ja viu?

    ResponderExcluir
  5. Só dei uma olhada em vídeos, mas ainda não joguei. Ficou bom?

    ResponderExcluir
  6. Velberan, achei algo que pode ser de seu interesse a respeito do Altered Beast,m não sei se você já viu mas olha aí, eu como um grande fã da era 8/16-Bit não poderia fiacr de fora dessa ;) http://planetemu.net/article/altered-beast?numPage=1

    ResponderExcluir
  7. A versão de nes ficou uma porcaria

    ResponderExcluir
  8. A la o velberan tem ( ou tinha um blog) acabei achando por pesquisar o assunto, parabens novamente pelo otimo trabalho como sempre velberan.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D