Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 28 de junho de 2013

4

Pearl Jam - Do The Evolution - Expondo a Violência Humana


Pearl JamUma das mais influentes (e imitadas) bandas de rock dos anos 90, o Pearl Jam, também foi uma das que mais irritaram as produtoras e gravadoras. Desde seu álbum de estréia, Ten, de 1991, a banda ganhou uma legião de fãs por todo o mundo, só que seus membros se irritaram com as campanhas de marketing e várias questões éticas que as empresas que cuidavam de suas músicas usavam.

Por isso, depois de 1992, depois de lançar o videoclipe Jeremy, Pearl Jam parou de fazer novos vídeos, reduziu suas aparições na tv, brigou com empresas que vendiam ingressos, por causa dos altos custos e até deixaram de fazer seus cds em caixinhas de plástico, como todo mundo fazia, para usar embalagens de papelão.

É, os caras levavam ao extremo suas chatices, e isso acabou afetando a popularidade da banda. Com a divulgação nas grandes mídias reduzida, um monte de bandas imitadores apareceram para ocupar seu lugar na parada de sucesso, e as vendas dos discos do Pearl Jam começaram a cair.


Todd McFarlane e Spawn
Todd McFarlane, quem meteu a mão
na massa
Eles resolveram então ser um pouquinho menos chatos, e gravar um novo videoclipe, dessa vez para a música Do The Evolution, do álbum Yield de 1998. Mas os membros da banda ainda não estavam prontos para voltar a fazer caras e bocas na frente das câmeras para parecerem estilosos, e decidiram fazer uma espécie de desenho animado neste vídeo. E para não ficar uma coisinha qualquer, chamaram para desenhar ninguém mais ninguém menos que Todd McFarlane desenhista de quadrinhos que já tinha dado vida nova ao Homem-Aranha e criado Spawn, que pode estar sumido hoje, mas fazia muito barulho na época. Essa foi uma combinação tão boa que um ano mais tarde a banda Korn chamou o mesmo artista para fazer seu clipe Freak on a Leash. É, até desse jeito tem espertinho copiando o Pearl Jam…




Do The Evolution é uma das músicas mais pesadas de toda a carreira da banda, e fala de como o ser humano têm se comportado como um animal depredador por toda a história, e o vídeo conseguiu transformar esta música em imagens perfeitamente. É interessante que uma das razões pela qual o Pearl Jam não queria mais fazer clipes é que eles achavam que este tipo de produção tirava a liberdade das pessoas de imaginar as músicas como queriam, e eles passavam a visualizar apenas as imagens do vídeo quando as ouviam. Só que neste videoclipe tudo se encaixou perfeitamente, ficou difícil imaginar coisas muito diferentes do que as mostradas lá quando se ouve esta música.

Uma outra curiosidade é sobre a gótica branquela que aparece dançando várias vezes aí. Aparentemente ela seria uma personificação da Morte, e lembra muito a Morte dos quadrinhos do Sandman, criado por Neil Gaiman.

Do The Evolution - Death
Morte e Morte. Semelhanças são meras coincidências?


Nem preciso dizer que este clipe fez um sucesso danado, e colocou Do The Evolution entre as músicas mais conhecidas do Pearl Jam. Ainda assim eles demoraram alguns anos pra fazer outro videoclipe, mas hoje eles já estão de bem com a MTV de novo e fazem vídeo na boa… às vezes.






4 comentários:

  1. Sempre gostei muito de Pearl Jam, a unica coisa chata é eles serem meios "cri-cri" mas o som dos caras é muito maneiro mesmo

    ResponderExcluir
  2. AMO, AMO,AMO,AMO!!! Pensei que você escreveria sobre o polêmico JEREMY...

    ResponderExcluir
  3. Fica pra próxima (até porque eles não tem muitas clipes mesmo, hehe) =*

    ResponderExcluir
  4. Pior que os fãs sempre adoraram essas frescuras deles, foi uma das coisas que fizeram pra conseguir fidelizar tanta gente. Mas que eles são CHATOS são!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D