Uma das mais influentes (e imitadas) bandas de rock dos anos 90, o Pearl Jam, também foi uma das que mais irritaram as produtoras e gravadoras. Desde seu álbum de estréia, Ten, de 1991, a banda ganhou uma legião de fãs por todo o mundo, só que seus membros se irritaram com as campanhas de marketing e várias questões éticas que as empresas que cuidavam de suas músicas usavam.
Por isso, depois de 1992, depois de lançar o videoclipe Jeremy, Pearl Jam parou de fazer novos vídeos, reduziu suas aparições na tv, brigou com empresas que vendiam ingressos, por causa dos altos custos e até deixaram de fazer seus cds em caixinhas de plástico, como todo mundo fazia, para usar embalagens de papelão.
É, os caras levavam ao extremo suas chatices, e isso acabou afetando a popularidade da banda. Com a divulgação nas grandes mídias reduzida, um monte de bandas imitadores apareceram para ocupar seu lugar na parada de sucesso, e as vendas dos discos do Pearl Jam começaram a cair.
Todd McFarlane, quem meteu a mão na massa |
Uma outra curiosidade é sobre a gótica branquela que aparece dançando várias vezes aí. Aparentemente ela seria uma personificação da Morte, e lembra muito a Morte dos quadrinhos do Sandman, criado por Neil Gaiman.
Nem preciso dizer que este clipe fez um sucesso danado, e colocou Do The Evolution entre as músicas mais conhecidas do Pearl Jam. Ainda assim eles demoraram alguns anos pra fazer outro videoclipe, mas hoje eles já estão de bem com a MTV de novo e fazem vídeo na boa… às vezes.
Sempre gostei muito de Pearl Jam, a unica coisa chata é eles serem meios "cri-cri" mas o som dos caras é muito maneiro mesmo
ResponderExcluirAMO, AMO,AMO,AMO!!! Pensei que você escreveria sobre o polêmico JEREMY...
ResponderExcluirFica pra próxima (até porque eles não tem muitas clipes mesmo, hehe) =*
ResponderExcluirPior que os fãs sempre adoraram essas frescuras deles, foi uma das coisas que fizeram pra conseguir fidelizar tanta gente. Mas que eles são CHATOS são!
ResponderExcluir