Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 29 de julho de 2013

2

Aprendendo a Ler Expressões com Lie to Me

Lie to MeA verdade não está lá fora, mas sim nas nossas caras! Pelo menos é nisso o que acreditam os especialistas em expressões humana do seriado Lie to Me. O grupo comandado pelo Dr. Carl Lightman  presta serviço para várias empresas e entidades como a polícia e o FBI, apenas identificando as expressões faciais e corporais das pessoas. Com isso eles desvendam crimes, traições e inúmeros casos complexos.

Essa série foi baseada no trabalho do psicólogo Paul Ekman, que decodificou as expressões humanas,  e além de ganhar uma fortuna com livros que ensinavam os outros a pegar mentirosos, também foi consultor da série.

Apesar de ter um tema bastante interessante, Lie to Me não fez o sucesso esperado e acabou sendo cancelado em 2011, na terceira temporada, e deixou um pequeno grupo de fãs chorando porque a série acabou tão rápido.





A abertura de Lie to Me dá uma pequena amostra de como os especialistas pegam as mentiras das pessoas, dando detalhes de expressões como felicidade, raiva, impaciência e medo. Uma coleção de caras e bocas ao som de Brand New Day de Rayan Star. Seja lá quem ele for...


O problema deste tipo de séries é que ela gera um tipo meio chato de pessoas. Pois é, quem assiste costuma ficar com a mania de conversar com os outros, procurando fixamente nos olhos e no rosto da outra pessoa por algum traço de expressão que revela uma mentira, e o pior é que sempre acha, porque, segundo o que a série ensina, em média uma pessoa diz em média três mentiras em cada 10 minutos de conversação.

Decerto o roteirista do Canal Parafernalha trombou com algum fã de Lie to Me e acabou se inspirando para escrever este episódio do programa, que para mim é uma referência clara aos seguidores dos ensinamentos do Dr. Lightman.






2 comentários:

  1. as vezes eu não consigo ficar olhando nos olhos da pessoa pra trocar uma ideia é que por mais incrível que pareça eu sou meio tímido as vezes e não consigo mesmo =/, blahh to nem ai

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dessa série e de praticamente todas as séries investigativas: CSI, Monk, Psych, Cold Case, House(?rs) e Mentalist, minha série preferida no momento. Poderia até me tornar uma agente do FBI se meu marido me apoiasse. hehe.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D