Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 26 de julho de 2013

2

Queen - Bohemian Rhapsody - Uma das Melhores Músicas de Todos os Tempos

Queen - Bohemian RapsodySe você ver uma lista de “Melhores Músicas de Todos os Tempos” que não tiver Bohemian Rhapsody entre as 10 primeiras, pode desconfiar, porque foram pouquíssimas músicas que conseguiram ser tão fodasticamente épicas e marcantes como a obra prima da banda inglesa Queen.

Esta é a penúltima música do quarto álbum da banda, A Night at the Opera, disco que consolidou de vez o gênero “opera rock” criado pelo The Who e que virou uma tendência na segunda metade dos anos 70.

A melhor palavra pra definir Bohemian Rhapsody é “perfeição”. A interpretação, a melodia, os arranjos, tudo em seu devido lugar do começo ao fim. E a letra também é de arrepiar! Essa música que começa como uma balada melancólica fala sobre uma pessoa que conta para sua mãe que matou um homem, e agora está com medo das consequências.



E tudo vira um turbilhão de confusão no lendário trecho do coro! Palavras em árabe, italiano, latim, em meio aos delírios do pobre boêmio. Essa parte pode parecer que não tem sentido nenhum, mas na verdade tem muito! Numa análise mais profunda feita por manjadores de música, essa parte simbolizaria a descida do personagem ao inferno, as vozes líricas representariam diversas entidades brigando por sua alma enquanto a voz de Fred Mercury seria o coitado em angústia.

Angústia!? É engraçado ver um significado tão profundo na parte mais divertida e memorável da música. Quem nunca cantou isso bêbado com os amigos de madrugada no meio da rua voltando da balada não sabe o que é ser #vidaloka.

E pra finalizar a parte da quebradeira! Eu já devo ter ouvido Bohemian Rhapsody algumas dezenas de milhares de vezes, e mesmo assim, todas as vezes que chega nessa parte eu tenho vontade de sair pulando e balançando a cabeça como um maluco. E muitas vezes eu faço isso mesmo.
Headbang
O videoclipe pode não ser um primor visto hoje em dia, mas tem muitos méritos. Apesar de não ter sido o primeiro vídeo promocional de uma música, foi com ele que a moda pegou pra valer e várias outras bandas entraram na onda, cada vez caprichando mais nos efeitos, dando assim o pontapé inicial para a “geração MTV”. Acho que se o Queen soubesse no que isso ia virar eles teriam desistido do projeto…

A ideia inicial do vídeo era dar vida à capa do segundo álbum da banda, e boa parte da produção é feita com base naquela imagem. O interessante aí é ver o visual “glan rock” que a banda adotava até então, e abandonaria algum tempo depois, além do Fred Mercury sem bigode e com um cabelo estilo Sidney Magal.


Bohemian Rhapsody ganhou fôlego novo na década de noventa, quando apareceu numa cena do filme “Quanto Mais Idiota Melhor”. Só não lembra quem não assistiu.


Apesar de nenhum artista ter sido besta o suficiente para arriscar uma versão de uma composição tão singular, muitas homenagens e paródias baseadas em Bohemian Rhapsody já apareceram por aí. Saiu até no Glee, apesar desta ter ficado um nojo. Mas claro que não vou sacanear com vocês colocando qualquer porcaria aí, então vou encerrar a minha singela homenagem a uma das melhores músicas de todos os tempos com a hilária interpretação feita pelo grupo de bonecos Muppets:




2 comentários:

  1. É estranho ver Freddie Mercury sem o seu bigodinho característico, sorte que ele não perde o poder quando tira o bigode. Ontem mesmo assisti inúmeros vídeos antigos deles no Youtube com o Tom.
    Ainda tá pra nascer outra banda tão foda e estilosa.

    ResponderExcluir
  2. A versão do muppets é a melhor hsauhsua

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D