Pages

Ads 468x60px

sábado, 4 de janeiro de 2014

17

Conhecendo a Fundo Chrono Trigger

Chrono-Trigger-Artwork

Que Chrono Trigger é um dos melhores e mais queridos jogos de RPG da história, mas quantas coisas tem por trás deste clássico, e como ele conseguiu ser tão bom?

Eu joguei muito ele no Super Nintendo na época do seu lançamento. Fiquei deslumbrado principalmente com o sistema de combate, as músicas e o visual. Não fazia ideia de quantas coisas a mais tinha por trás desse jogo, e como elas enriquecem o seu conteúdo que já era espetacular.

Foi pensando nisso que preparei esta minissérie especial em dois vídeos. Reunimos uma grande quantidade de material para usar nos vídeos, mas não pude colocar tudo lá senão eles ficariam gigantescos, fora que algumas coisas seria melhor explicar aqui no blog mesmo.

Aqui encontraremos:

- Vídeos de Análise e Curiosidades
- O Mistério de Nu
- A Evolução Geográfica de Chrono Trigger é Lógica?
- O Mangá de Chrono Trigger
- Mais imagens bacanas!
- Vai ter Vídeo Falando dos Finais?
- Jogos e Projetos Feitos pelos Fãs



Vídeos de Análise e Curiosidades


A primeira parte é uma análise detalhada, falando também um pouco sobre os personagens e o enredo:



A segunda parte começa falando sobre os criadores, detalhes da produção e como os estilos do envolvidos com o projeto influenciou no resultado final. Depois vemos várias outras curiosidades sobre o jogo e a tradução, o que ficou para trás nas versões alpha e beta, as sequências, as relações entre Chrono Trigger e Chrono Cross, as versões feitas por fãs e muito mais:



Agora vamos continuar acompanhando a postagem que tem mais a se falar sobre Chrono Trigger ainda. Para começar, duas teorias malucas:


O Mistério de Nu

Chrono Trigger  Nu FanartUma pessoa nos comentários me chamou a atenção para um dos monstros do jogo: Nu, uma bola azul (tem em outras cores também) que aparece em várias partes do jogo. Algumas vezes como NPC, outras como oponente. Ele é a única criatura que aparece em quase todas as eras do jogo, e o que deixa a gente com a pulga atrás da orelha é uma citação que encontramos em um dos livros das bibliotecas de Zeal:

“Toda a vida começa com Nu e termina com Nu. Esta é a verdade! Esta é a minha crença!…Pelo menos até agora”
- O Mistério da Vida, vol. 842, capítulo 26

O que essa citação quer dizer? Que Nu foi quem criou toda a vida? Que ele é uma espécie de Mokona do Chrono Trigger e é o deus criador de todo aquele mundo apesar da sua aparência escrota?

Quem jogou deve lembrar que pelo menos um Nu era na verdade um robô criado pelo guru Belthasar, que aparece em 2300 AD. Por ser uma criatura mecânica ele não sofre os efeitos do tempo como um ser vivo, e poderia durar várias eras.

Então poderia ser todos os Nus robôs criados por Belthasar e espalhados pelo tempo junto com o que aconteceu quando Lavos apareceu.

Chrono Trigger Nu
Ou não, e os Nus são mesmo os deuses mais feios que já apareceram numa história…


A Evolução Geográfica de Chrono Trigger é lógica?

Essa foi descoberta por mim e pelo Yoz, O Estu Desconstrutor de Roms, e diz respeito aos mapas das eras do jogo. Li em vários lugares comentários sobre como o mundo de Chrono Trigger mudou durante o tempo, mas será que essas mudanças são lógicas?


Da era pré-histórica para a 12000 BC todas as alterações são compreensíveis, já que se passa tempo pra caramba entre esses dois períodos. Comparando os mapas da Era Medieval com o Presente também vemos mudanças na parte central, que no passado eram três ilhas separadas e  no presente um grupo de terra único. Muitas teorias podem ser boladas para explicar isso, mas não para explicar o desaparecimento de duas montanhas que existiam na era Medieval e não estão no presente.

A coisa fica mais complicada se compararmos o mapa do Presente com o do Futuro, onde a geografia está tão diferente que nem parece ser o mesmo planeta. Mas visitamos um outro período entre eles, que é o Dia de Lavos em 1999, que é o dia em que o vilão destruiria tudo. Normalmente não podemos andar por esse lugar, e tudo o que vemos dele é o que aparece em algumas cutscenes do jogo. Em uma delas podemos ver bem que algumas cidades se parecem com os domos que existem no futuro, mas não vemos nenhum grande aglomerado de prédios com os que tem no outro mapa. E não, ninguém poderia construir essas coisas entre os períodos porque os poucos sobreviventes viviam escondidos e com medo, eles não iriam ficar erguendo prédios por aí.

Área de 1999 A.D.

Em outra cutscene podemos ver o mapa de 1999 completo, como quando apertamos select no controle. Esta imagem que aparece é idêntica ao ano 1000 AD, ou seja, em 999 anos nenhuma mudança geográfica aconteceu. Então, como em apenas 301 o planeta mudou daquele jeito? Ok, dá pra dizer que o ataque fez com que mudasse alguma coisa nos oceanos e eles cobriram algumas partes de terra e revelaram outros, mas a coisa fica completamente sem noção quando vamos dar uma voltinha por 1999.

É, não podemos passear por essa área normalmente durante o jogo, mas podemos usando alguns códigos hacks. Esse mapa não está completo, provavelmente para economizar espaço no cartucho, mas se compararmos o trecho que temos com o mapa completo que aparece em outra parte, que é igual ao Presente, a geografia não bate. Muito menos com 2300. Então, com o que ela se parece? Com o mapa da Era Medieval.

Comparação do mapa de 1999 com 2300 e 600


Isso tudo mostra que os mapas do jogo, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não mostra nenhuma evolução geográfica lógica, cada mapa foi construído para atender as necessidades das aventuras daquela época, e só. Mas se isso por um lado tira um pouco da magia do jogo, por outro revela dois pontos interessantes.

Chrono Trigger Fanart


O Mangá de Chrono Trigger

Como dito no vídeo, o guia oficial de Chrono Trigger lançado no Japão veio com uma história em quadrinhos de 10 páginas coloridas. Essa história já circulou a internet de todas as formas e com várias traduções, e aí vai a minha, que, confesso, não está muito boa mas foi feita de coração. Anjo

Fiz ela a partir de uma tradução em inglês que usava imagens espelhadas. Ou seja, ela está com a orientação ocidental de leitura, da direita para a esquerda.



Mais Imagens Bacanas

Em uma edição da V-Jump foi publicada uma matéria falando sobre o processo de criação de Akira Toriyama para os personagens de Chrono Trigger, incluindo algumas artes conceituais. Podemos notar entre outras coisas, como Ayla estava parecida com a Androide Nº18 de Dragon Ball, como os traços de Marle estavam diferentes e o elmo malvadão de Magus.

Chrono Trigger V-Jump

Chrono Trigger Arte Conceitual


Na internet tem um acervo de artes feitas por fãs que não acaba mais! Muita gente mostrou seu talento recriando os personagens e cenas (e outras coisas impróprias para um blog de família).  Infelizmente não encontrei o nome dos artistas para dar os devidos créditos, mas quem souber, manda aí que eu atualizo a postagem. Então, confira o álbum!

E por último, o mais importante: Os sensacionais gifs animados que o Yoz fez com exclusividade para os vídeos, mas que eu achei tão bons que seria um desperdício deixá-los só lá:
CronosMarleLuccaFrog
RobôAylaMagus


Vai Ter Vídeos Falando dos Finais?

Eu cheguei a comentar por aí que o plano era fazer dois vídeos sobre Chrono Trigger, um de análise e curiosidades e outro comentando os finais do jogo. Acontece que para o primeiro foi reunido muito material, e tive que dividi-lo em duas partes.

E o vídeo sobre os finais? Achei em vários canais por aí vídeos mostrando todos os finais, então achei que não seria interessante eu fazer um também. Invés disso, pretendo dar uma olhada no Radical Dreamers e Chrono Cross, e o que tem de relação entre esses jogos. Mas não estou prometendo pra agora, passei tanto tempo trabalhando com Chrono Trigger que não aguento mais ver a cara do Goku Crono na frente =D.


Jogos e projetos feitos pelos Fãs

Já apareceram muitas propostas de hacks e outras produções sobre Chrono Trigger por aí, mas nem todas elas são interessantes.

Chrono Trigger HD

Mostrei algumas no segundo vídeo, e ainda tem mais uma, que por enquanto está só na promessa. Este projeto se chama Chrono Trigger HD, assim como o Chrono Ressurrection tenta colocar este universo em um ambiente tridimensional.

Na página do Facebook tem várias imagens e alguns vídeos mostrando como está o andamento, mas nada de gameplay foi mostrado ainda, então não dá pra dizer se vai rolar mesmo um jogo ou se eles só estão tirando onda da cara da galera com renders dos cenários do jogo. Se quiser conferir corre lá antes que a Square Enix feche tudo: Chrono Trigger HD

Chrono Trigger FanartFlames of Eternity

Este o projeto de restauração do Crimson Echoes, a continuação de Chrono Trigger feita por fãs e cancelado pela Square Enix. O blog do projeto está sendo constantemente atualizado, pelo menos até a data desta postagem, e estão sempre lançando as IPS com as últimas versões.

Se você quiser a versão mais atualizada, e também acompanhar o projeto, confere lá:
The Metronome Project

Se quiser a rom já com a IPS instalada, pega aí, mas não sei precisamente qual versão é:
 Chrono Trigger - Flames of Eternity

Traduções

Chrono Trigger recebeu várias traduções para o português, e a que eu usei segue aí embaixo, assim como a tradução para o inglês de Radical Dreams.

Aviso! Você deve possuir uma cópia do jogo original para manter estas roms em seu computador.

Radical Dreamers Traduzido para o Super Nintendo


É isso aí! Espero que tenha gostado do material que preparamos para você, e continue acompanhando, tanto aqui no Blog Não Repare Na Bagunça quanto no Canal Velberan Games. Comentários são muito bem vindos, assim como o seu apoio curtindo esta postagem e compartilhando com os seus amigos.
FLW!!!!



17 comentários:

  1. ótimo artigo manolo, pra mim os "NU" são um grande mistério, e eles devem ser os criadores de LAVOS kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com qual emulado se abre o flame of eternity

      Excluir
    2. O que eu também quero saber como faz para instalar e jogar

      Excluir
  2. Em relação a citação “Toda
    a vida começa com Nu e termina com Nu. Esta é a verdade! Esta é a minha
    crença!…Pelo menos até agora” não foi um Nu que escreveu isso?
    :-) Essa questão dos mapas foi bastante intrigante, tirou o meu sono por pelo
    menos uma noite!

    HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    ResponderExcluir
  3. Esse artigo ta foda pra cara%&$..
    Ate hoje to puto por a square cancelar o Chrono Ressurrection...
    Um dia vou esquarteja a square por causa disso...
    Se o jogo na época fosse uma e sem sucesso eles tava nem o pra nos...

    ResponderExcluir
  4. Não, tá vivo, e dizem que tá trabalhando na sequência de Dragon Ball.

    ResponderExcluir
  5. Que pergunta mais noob cara. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Excelente artigo Velberan!
    Eu joguei pouco Chrono Trigger na época em que saiu, porém por causa da parte 1 no seu canal, resolvi jogar pra valer, e realmente é um dos melhores jogos que eu já joguei.

    Parabéns pelo canal e blog, assim como pelo canal de excelência que você tem no YouTube.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. cara um dos melhores jogos quando eu tinha um ps1 *u*

    ResponderExcluir
  8. Parabéns mesmo pelo artigo, esse jogo é realmente digno de ser considerado "O Melhor RPG", porque sinceramente... esse game é único.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Velberan! Pelo excelente artigo e também por disponibilizar os links para baixar...

    ResponderExcluir
  10. foi o primeiro RPG a me conquistar, me apaixonei logo de cara, tanto que nesse dia faltei aula pra jogar, eu achei ele aleatoriamente numa lista de roms de emulador , Amo Chrono Trigger ainda terei a paciência de completa-lo *-*

    ResponderExcluir
  11. Uhu! traigger, trigger... velhos tempos nos consoles snes, pura nostalgia e muitas emoções nas cutscenes e raiva nos boss chatos... pois quando um jogo é bom é assim, não importa o tempo que passe sempre bate aquela vontade de jogá-lo de novo.^-^

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo artigo Velberan... Esse sem dúvidas é o melhor RPG já feito !

    ResponderExcluir
  13. Como eu faço para instalar a rom do Eternal Flame?

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D