Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

16

Estrela Fascinante - Patrine!

patrine-tokusatsu-2Quem assistia Cavaleiros do Zodíaco na Rede Manchete provavelmente vai se lembrar de uma figurinha bizarra que preenchia a programação matinal da emissora: a Estrela Fascinante - Patrine.

Esse era um tokusatsu meio incomum de se ver. Invés de um japonês com roupas escabrosas e cabelão doido que com uma série de poses vestia uma armadura de combate que o deixava parecido com um Robocop das galáxias, a protagonista era uma colegial que se transformava em super-heroína e combatia uns monstros meio esquisitos que apareciam na sua vizinhança.

Tokusatsus e esquisitices sempre andaram de mãos dadas, mas em Patrine a coisa meio que ia além dos limites. As situações em que a garota se metia eram tão surreais que eu só posso imaginar que o roteirista injetava LSD direto no cérebro antes de escrever os episódios. Para completar o espetáculo, as atuações dos atores eram extremamente canastronas, os efeitos especiais hilários e as coreografias de luta... bom... não tinha coreografia de luta. Com certeza não escolheram Yuko Hanashima, a atriz que encarnava a Patrine, pelas suas habilidades marciais. Ô menina estabanada!


patrine-tokusatsu-1
"Não se lembra de mim?
Te enfio a espada!"
E se tudo isso é pouco, ainda tem o detalhe da espada retrátil da defensora da justiça. Ok, ela parece um brinquedinho comprado em uma loja de Ұ100 (equivalente às lojas de R$1,99 brasileiras), mas o ponto de tensão aí é a ponta do bagulho. Nem vou dizer com o que aquela coisinha vermelha se parece, vou deixar as comparações com vocês.

Mais tarde na série ainda apareceu a side-kick Pequena Patrine, que nada mais era do que a irmã de Sayuri (nome verdadeiro da Patrine) que ganhou poderes também, só que as duas não sabiam da identidade secreta uma da outra.


Quando eu falo de séries aqui costumo mostrar as aberturas originais e brasileiras. Mas como todos os vídeos que achei da original estavam HORRÍVEIS! estou deixando aí um episódio inteiro em japonês, que contém ela também. A segunda abertura vou ficar devendo, pois não achei nenhum vídeo com qualidade aceitável:




A abertura brasileira em compensação está com qualidade ótima, e a música não muda tanto (agradecimentos ao Washington Oliveira por mandar vídeo):





patrine-pequena-patrine-tokusatsu
Confesso que nunca prestei muita atenção nos capítulos, apesar de ter assistido quase todos enquanto esperava outras coisas mais interessantes. Só que hoje em dia lembro mais da Patrine do que outros que gostava mais na época, como o Winspector. Não sei se é por eu meio que ficar com dózinha dela nunca ser lembrada por ninguém ou se no fundo eu adorava essa trasheira, mas não queria admitir.


Achei alguns episódios dela perdidos aí no Youtube, tanto dublados como com o áudio japonês. Revisitando Patrine percebi que boa parte da canastrice da série era completamente proposital. Estava bem evidente que o seriado era mais voltado para o humor, e o público alvo era crianças bem novas, por isso as expressões exageradas, para elas identificarem melhor isso.

patrine-desenho
E rachei o bico ao ver o primeiro episódio, que se chamava "O Ladrão de Fitas", onde um doido saía roubando os jogos da molecada, e tentou levar o cartucho de algum Dragon Ball do Nintendinho do irmão da Sayuri. Lembrei na hora da história do Ladrão de Fitas que apareceu no Youtube a um tempinho atrás. Será que esse Ladrão de Fitas brasileiro assistia Patrine quando era criança?

Fique aí com o episódio completo, caso tenha curiosidade e tempo para assistir e aproveite pra relembrar a abertura dublada. Mas já vou avisando que a qualidade está bem ruim, provavelmente foi extraída de uma fita VHS meio gasta, mas não dá pra reclamar, pois melhor que isso não vai achar por aí.



Achei também algumas fotos mais recentes da atriz Yuko Hanashima, se vestindo novamente como Patrine em alguma conversão. As fotos são de 2012, na fonte não disseram a idade que ela tinha, só que já era mãe de um rapaz de 17 anos.


patrine-hoje


Essas fotos foram tiradas para promover um filme de crossover do Kamen Rider (仮面ライダー×仮面ライダー ウィザード&フォーゼ MOVIE大戦アルティメイタム, ou Kamen Rider X Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum em inglês) juntando vários tokusatsus antigos, e outra garota encarnou a Patrine nele. Não sei do seu teor pois não assisti, mas se alguém conhecer comente aí.


nova-patrine


sailor-moonE pra finalizar, vou citar os rumores de que Patrine acabou inspirando a maior das heroínas shoujou (para garotas) de todos os tempos: a Sailor Moon. Comparando, até que faz sentido. Patrine foi exibida no Japão em 1990 e o mangá de Sailor Moon em 1991, ambas são colegiais que se transformam para enfrentar monstros sem-noção soltando muitas frases de efeito cafonas. Quê? Vai dizer que "Lutarei enquanto existir amor, até o fim da minha vida" é uma frase épico pra caramba!?

Eu vou dar mais umas assistidas nesses episódios dela que encontrei na internet. Não por nostalgia, mas porque eu achei o negócio engraçado mesmo. Me diverti mais com eles agora do que quando era criança.


E você, já conhecia a Patrine? O que achava dela? Deixa aí seu comentário!




16 comentários:

  1. Nunca fui muito fã dessa série ai não hehe, e você lembrar do ladrão de fitas foi engraçado kkk, e olha só heim e japinha ainda esta pegável =)

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso: adorava Patrini, rsrs.

    E realmente, na época que comecei a assistir Sailor Moon notei a super semelhança com Patrini. Principalmente pela caneta transformadora que a Sailor Moon usava para se transformar em qualquer profissional que quisesse, e a Patrini fazia o mesmo. Aliás, recurso muito utilizado em Patrini, pois em quase todos os episódios ela precisava se transformar em algum profissional: policial, professora, médica, etc...

    O engraçado é que o público-alvo era as crianças, mas tinha cada história assustadora que me rendeu altos pesadelos, mas eu gostava muito, rsrs.

    ResponderExcluir
  3. E Velberan, você que está aí no Japão, nos conte também o que Patrini representa para o público daí. Os japoneses se lembram com saudades ou caiu no esquecimento pela maioria, assim como aconteceu no Brasil? Sabe se alguns temas abordados nessa série, considerada para criança, também causaram polêmica por aí ou já faz parte da cultura local? Ou será que foi só por aqui por questão de choque cultural?

    ResponderExcluir
  4. E outra coincidência: Sailor Moon também tinha a sua versão de Pequena Patrini, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, como diria o Goku, "ela virou uma senhora de respeito", bwahahaha!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu não lembro de nata na série que poderia causar algum tipo de polêmica por aqui, os padrões de aceitável dos japoneses são bem diferentes, tipo tem coisas daqui que são censuradas no Brasil, mas coisas do Brasil que não apareceriam de jeito nenhum no Japão.


    Sobre as recordações, nunca vi NADA da Patrine por aqui, nem da maioria dos animes e tokusatsus das antigas, exceto pelo Ultraman, Kamen Rider e mais alguns que conseguiram se manter de certa forma popular. Japonês não é tão apegado assim ao passado (pelo menos dos tempos de infância) e a molecada não tem um pingo de curiosidade sobre coisas antigas. Teve até um lance estranho que rolou no trampo uma vez, talvez qualquer hora eu conte essa história melhor aqui.

    ResponderExcluir
  7. Cara, engraçado. É como vc realmente falou. A gente lembra por causa da bizarrice extrema que era isso aí, eu dava mta risada pq não tinha nem pé nem cabeça, e justamente por isso q ficou na nossa memória.

    ResponderExcluir
  8. Fala ae Velberan tudo certo? por favor,fale um pouco dessas atrizes,e principalmente as que foram para entretenimento adulto,se é que me entende...rsrs forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fala ae Velberan tudo certo? por favor,fale um pouco dessas atrizes,e principalmente as que foram para entretenimento adulto,se é que me entende...rsrs forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Que coincidência o autor ai da matéria disse que se lembrava mais da Patrine do que de Winspector. Assisti Winspector completo esses dias e eu não lembrei de nada dos capítulos tó assistindo Patrine e tó lembrando de algumas coisas.. Sempre curti Patrine desde a época da Manchete.

    ResponderExcluir
  11. eu gosto da Patrine que ate comprei o dvd dela kk

    ResponderExcluir
  12. Patrine fazia o maior sucesso naquela época. Geral na minha sala assistiam. Inclusive meninos. Ganhei uma especie de jogo que vinha com a máscara dela. De papelão. Kkkkkkkk Depois, no mesmo ano, ganhei uma réplica da máscara que piscava luz no rubi. Nem sei que fim levou =/

    ResponderExcluir
  13. Realmente a história da patrine era bem bizarra mesmo mas que ficou pra história em nossas memórias isso ficou.

    ResponderExcluir
  14. Sailor moon esse era clássico das animegirls (shoujou)

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D