Pages

Ads 468x60px

sábado, 27 de abril de 2013

8

Awabi – A comida que parece uma… er… hm… aquilo lá!

Awabi-Perereca Estava lembrando de quando um colega do trabalho chegou numa segunda-feira contando todo empolgado que tinha ido num restaurante de frutos do mar e comeu uma ostra que parecia uma uma danadinha. Deu todos os detalhes de como a coisa se parecia e do gosto que tinha. Eu fiquei meio curioso com a história, pra saber como era essa iguaria, mas logo voltei aos meus afazeres e esqueci do assunto. Até que ele contou para um japonês, deu o nome do bicho e tal, e esse cara disse que essa ostra não se parecia em nada com uma piriquita. O que se parecia sim era um tal de Awabi, um molusco que era vendido apenas em alguns restaurantes como prato exótico e alguns acreditavam que tinha poderes afrodisíacos.

Discretamente anotei o nome e quando cheguei em casa fui correndo para o computador procurar uma imagem disso para ver se o danado faz jus à fama, e quando vi, quase caí da cadeira!




A semelhança do Awabi com a gruta do prazer era tanto que achei que a foto que eu tinha visto era montagem. Mas logo achei várias outras que comprovavam que a coisa era verídica. Ok, a cor é bem escurecida e seu aspecto é de uma perereca que foi atropelada por um caminhão todos os dias da sua vida, se é que você me entende. Mesmo assim, a semelhança é tanta que engana qualquer um que o ver distraidamente.

E foi o que aconteceu. Eu copiei uma foto do bichão pro meu PSP pra mostrar pros  meus colegas no dia seguinte, e ao mostrar pra um outro japonês do serviço, ele ficou extremamente constrangido, achando que eu estava mostrando a coisa em si.  E deu trabalho, com meu japonês parco, explicar pro cara que aquilo era comida, no sentido literal da palavra.

E parece que tem um certo tabu por aqui a palavra Awabi, porque em outra data, comentei numa outra roda no serviço sobre esta história, e ao falar Awabi perto de um japonês, ele ficou com uma baita poker-face, e algumas tias que estavam perto me olharam com os olhos arregalados. Parecia até que eu tinha berrado “bo***a” na frente de todo mundo.

Awabi-Abalone
Um awabi vestido.
Esse prato é feito à partir da carne de um molusco que se chama Abalone em boa parte do ocidente, e ele é cascudo e feio que dói. Ele é uma iguaria na Ásia em geral e pode custar à partir de ¥2000 (R$40,00) num restaurante especializado. Me disseram que ele tem efeitos afrodisíacos, mas pelo que eu pesquisei isto é um mito e a única coisa que pode atiçar a libido de alguém é ver uma perseguidona ali no prato.

O interessante é que eu fui buscar algumas imagens pra ilustrar esta postagem, e a maioria das que eu achei era bastante discretas. Parece que ele está se popularizando na América, principalmente nos Estados Unidos e no Chile, mas o pessoal lá prefere servir o prato de uma maneira menos indecente. Geralmente ele é cozinho e temperado e isso estraga toda a sua forma peculiar, mas tem alguns restaurantes que o servem cru, como veio ao mundo.

Eu nunca comi esse treco, quero dizer, o Awabi mesmo, até porque eu sou bastante pão-duro em restaurantes e acho que se eu comesse isso ia ficar me sentindo meio canibal... Mas talvez um dia eu abra a mão e a mente e experimente a tal da perseguida comestível.

AVISO!!!


É claro que eu vou deixar algumas imagens aí pra vocês saberem do que eu estou falando, mas não quis deixar elas expostas aqui no blog porque eu sei que tem gente que acessa no serviço ou perto de outras pessoas, e apesar de não ter nenhuma sacanagem nisso (sacanagem de verdade, pelo menos) até explicar pra outra pessoa que focinho de porco não é tomada, pode dar muito constrangimento. Então as fotos do produto em si estão nos links abaixo que vocês podem clicar e ver quando se sentirem à vontade.


E aí, você encararia um Awabi?





8 comentários:

  1. Arghhh! Diga-me onde tem isso pra eu manter distância!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha, realmente, seu cuidado em colocar as fotos em um hiperlink, protegendo quem acessa o blog foi adequadíssimo. Impressionante a semelhança!

    ResponderExcluir
  3. WTF? arggg.. quero dizer hummm me gusta... não pera ha eu como demoro shaushauhsa

    ResponderExcluir
  4. Ah! Gostei da sua postagem . Porque e o que que tem o nome Awabi?
    Comidas assim de mar e bem carinhas mesmo, porque eles colocam tanta coisa que me deixa impressionado e tão caro. Mas a imagem do Awabi é bem interessante. rs

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD a semelhança é indiscutível... Ele falou se pelo menos é bom? Acho que ele deve ter se empolgado com o formato, né? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Falou não, mas minha mulher leu num site japonês que é adocicado e macio. o.O

    ResponderExcluir
  7. O nome do bicho é Abalone, e Awabi é Abalone em japonês.

    ResponderExcluir
  8. xD aposto que agora vira moda kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D