Pages

Ads 468x60px

sábado, 13 de abril de 2013

6

Top 10 - Os mais memoráveis jogos do Atari 2600



O Atari 2600 foi o primeiro grande video-game que existiu. Seus predecessores, o Odyssey e o Pong, eram absurdamente feios e limitados. Eles causaram um alvoroço razoável na época de seus lançamentos por se tratar de uma tecnologia nova, mas foi com o Atari que aconteceu o primeiro boom dos jogos eletrônicos.

Este console ainda tem uma legião de fãs espalhada pelo mundo, mas sua grande maioria é de pessoas que jogaram ele quando ainda era novidade. Os novos gamers não dão o mínimo valor aos seus jogos, e eles têm vários ótimos motivos pra isso.







Pra começar, apesar dos jogos de Atari serem ótimos na época de seus lançamentos, eles eram na sua grande maioria desafios que acabavam só com a derrota do jogador ou quando ele atingia uma pontuação
absurdamente alta e seus títulos tinham poucas fases que se repetiam em loop.

O sucesso que os jogos do Atari fez foi tão grande que brotaram produtoras de jogos em tudo que é lugar. Só que muitas delas viam o mercado como uma forma de ganhar dinheiro rápido com pouco esforço, e faziam jogos sem um pingo de capricho, inclusive usando marcas e personagens bastante populares.

Isso fez com que o Atari 2600 acabasse sua vida com a fita queimada. Pra piorar, o console que o substituiu, o Atari 5200 agradou pouca gente por várias razões. O mercado de games na américa do norte sofreu uma queda brusca que só se reverteu quando foi lá lançado o Nintendo 8-bits, que definiu os padrões dos consoles que são usados até hoje, e deixou o Atari no esquecimento.
Tela de jogo do Odyssey

Apesar de que para cada jogo bom do Atari tenha já na geração seguinte uns vinte jogos muito melhores, alguns títulos valem à pena ser conhecidos por todo mundo, e foi pensando nisso que eu preparei esta lista do que são pra mim os dez mais memoráveis jogos do Atari. Não necessariamente os melhores, mas sim aqueles que ajudaram o console a fazer história. 

O que faltou no vídeo?

Eu revisitei uma porção de jogos para fazer essa lista, e claro que tive que cortar muitas cabeças para chegar na seleção final. Mas alguns jogos que não entraram no vídeo merecem um certo destaque e vou listá-los aqui:


Bobby is Going Home  

Esse jogo cativou muitas crianças na época por conseguir gráficos muito bonitos, um tema musical interessante (o que é raro para a época) e um tema fofinho. É engraçado ver a reação dos marmanjos que gostavam deste jogo em outros tempos quando falam dele: é sempre cheio de alegria, emoção e nostalgia.





Phoenix

Fortemente inspirado em Space Invaders, Phoenix conseguiu reformular bem o clássico da Namco, e seus criadores foram tão competentes nisso que acabaram sendo plagiados por várias outras produtoras. Uma dessas crias aí foi o Megamania, que acabou entrando para o Top 10 por ter sido muito mais popular no Brasil do que o Phoenix. Tá, vou falar a verdade, eu queria era tirar um sarrinho do Megamania, porque eu amava esse jogo quando era criança, e hoje eu o acho jacu pra caramba! Mas Phoenix, apesar de não ter alcançado a mesma fama que alguns de seus clones, é um dos pais dos shooters (jogos de navezinha) e merece o meu respeito.



Spider-Man 

O primeiro jogo do Homem-Aranha! Eu gostava bastante dele, apesar de não ter conseguido passar da primeira fase. Achava legal que colocaram bem a má-fama que o aracnídeo tinha com heróismo em tentar desativar uma bomba. A coisinha verde que fica voando no topo do prédio é o Duende Verde, o maior inimigo do Aranha naquela época. Vale citar aí que este jogo acabou inspirando o começo do jogo Spider-Man vs. Kingpin que foi lançado para o Mega-Drive e várias outras plataformas. Na primeira fase desse jogo aí a gente também tem que subir num prédio e aparecem pessoas na janela tentando nos derrubar. É claro que a jogabilidade é muito melhor e o desafio muito menor, mas foi uma bela homenagem!





Pitfall 2

Cheguei a citar esse aí no vídeo. Apesar do primeiro Pitfall ter sido um dos maiores sucessos do Atari, a sua sequência era absolutamente melhor. Ele veio do arcade, mas mesmo assim, conseguiram colocar uma jogabilidade parecida com os primeiros jogos da geração 8-bits nele, além de ter um tema musical fantástico.



Vários jogos de esporte

Todo console tem uma grande coleção de jogos de esporte, e com o Atari não foi diferente. Alguns deles são trash pra caramba, outros são só ruins mesmo. Mas tinham alguns legaizinhos  O meu favorito era o Boxing. Ele era bem simples, só tinha que ficar socando o nariz do outro carinha. Só que eu só fui conseguir visualizar que eram dois caras lutando nesse jogo depois que eu cresci mais um pouco afinal precisava de um pouco de imaginação pra saber ao certo o que eram aqueles coisas esquisitas.



Apesar dos jogos do Atari 2600 serem bem fraquinhos, mesmo comparados com o que saiu logo na geração seguinte, acho que vários dos seus títulos merecem ser lembrados para sempre, mesmo que seja só por curiosidade. Afinal, ele faz parte de um capítulo importante na história do video-game, e seus exemplos, tanto os bons quanto os ruins, devem ser lembrados para sempre.




Notas sobre a produção do vídeo: Tive um problema feio com esse aí. Eu queria colocar na introdução uma música que tivesse a ver não só com a época mas também com os jogos do Atari, e a primeira coisa que me veio à cabeça foi o Kraftwerk, grupo alemão que é praticamente o criador da música eletrônica. Lembrava que eles tinham uma música inspirada em vídeo-games, mas quando fui testar ela, não combinou com o vídeo. Então eu testei a Neon Lights, uma de suas músicas mais famosas, e encaixou como luva! O problema é que me empolguei com a perfeita combinação e extrapolei o tempo de uso, que seria viável com "uso moderado" de conteúdo de terceiros para uma produção deste tipo, e acabei colocando quase dois minutos dela. Só reparei nisso há alguns dias, e fiquei com bastante medo de levar um strike, que é uma espécie de penalidade bastante severa pra quem infringe normas de direitos autorais no Youtube.

Na verdade as chances de eu me ferrar com essa eram poucas, mas mesmo assim preferi tirar o vídeo original do ar. Felizmente, eu ainda tinha o arquivo bruto para arrumar isso. Usei o tema de Pitfall 2 pra cobrir o tempo excedente, e ainda arrumei um errinho de edição que tinha cometido. Essa aí é a segunda versão deste vídeo, a original vai ficar guardadinha aqui comigo.

Aproveitei também para mudar a capa do vídeo. Apesar de eu ter gostado da imagem de propagando do menino sorridente que usava antes, ela não chamava bem a atenção para o tema do vídeo, que era o Atari. Mas não queria deixar esta capa de lado, e usei-a de abertura para esta postagem.

Então fiquem aí com o Top 10 Jogos Mais Memoráveis do Atari 2600




Gostou do vídeo? Não deixe de se inscrever no canal para sempre receber as novidades!


Clique Aqui Para Se Inscrever no Canal Velberan Games




6 comentários:

  1. Simplesmente coisa de gênio parabéns mano

    ResponderExcluir
  2. O jogo de boxe eu jurava que eram aranhas

    ResponderExcluir
  3. kkkk você acaba de destruir minha infância

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, seu blog é realmente muito interessante... contém informações grandes e únicas. Gostei muito de visitar seu blog. É simplesmente fantástico... Muito obrigado http://www.jogosdasbarbie.com/

    ResponderExcluir
  5. Legal, já joguei um pelo celular era java, tinha que pousar a nave.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D