Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 31 de maio de 2013

3

Hurt - O Último Videoclipe de Johnny Cash


Johnny Cash no videoclipe HurtPode parecer impossível resumir quase cinquenta anos de carreira em apenas 4 minutos de vídeo, ainda mais se tratando de Johnny Cash, o maior nome da música country de todos os tempos que acumulou em sua vida uma imensidão de histórias e polêmicas.

Mas conseguiram, e de forma impecável.

Vinda do álbum American IV: The Man Comes Around, Hurt tem uma letra tensa, com menções a uso de drogas e que, segundo as interpretações de alguns, se parece com uma carta de suicídio. Mas na voz de Cash, que apesar de estar sepulcral como sempre soou mais doce do que nunca, ela ganhou um tom profundo e emotivo.
Trent Reznor
O cara que perdeu a música.

Sim, Hurt não é uma composição de Johnny Cash, assim como a maioria das canções dos quatro álbuns da série American. Ela é criação de Trent Reznor, mais conhecido pela sua one-man-band Nine Inch Nails.

A canção já tinha ganhado vários prêmios e interpretações por outros artistas quando o Joãozinho Bufunfa resolveu gravá-la, e mesmo assim, ele conseguiu fazer a música parecer de sua autoria.

Johnny Cach e June Carter
O casal que nem a morte
conseguiu separar
O videoclipe ajudou bastante nisso. Ele mostra um Cash já idoso em sua casa, cantando entre trechos de vídeos de várias épocas de sua vida. Mais no final aparece June Carter Cash , sua eterna amada, parada, olhando o marido.

O próprio Trent reconheceu em um depoimento que perdeu a canção para Cash: “Eu coloquei o vídeo e uau… Lágrimas rolaram, silêncio, calafrios… Uau. Eu me senti como se tivesse acabado de perder a namorada, porque aquela música não era mais minha.”






Quem não tinha se emocionado com este clipe em seu lançamento em 2002, se emocionou no ano seguinte, quando June faleceu em maio e Johnny Cash, apenas quatro meses depois, acompanhou sua parceira, tornando assim Hurt a chave de ouro que encerrou a carreira deste músico brilhante.







3 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo! E muito emocionante. Já perdi a conta de quantas vezes assisti esse clipe...

    ResponderExcluir
  2. da hora que ele estava cantando com o pé na cova já

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D