Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 20 de maio de 2013

3

Samurai X (Rurouni Kenshin) - A Primeira Abertura


Rurouni Kenshin (Samurai X)Que o Rurouni Kenshin (que foi exibido no ocidente como Samurai X) é um dos melhores animes da década de 90 não é novidade pra ninguém. A combinação do enredo muito bem desenvolvido com as cenas de ação ótimas e visual lindíssimo conquistou pessoas em tudo que é lugar do mundo. Na verdade, acho que  esta série hoje é bem mais popular fora do que dentro do Japão, mesmo o seu tema sendo tão nipônico.

Na primeira vez que passou no Brasil, exibido pela Rede Globo, a abertura da série era substituída por uma vinheta qualquer, como era de praxe dessa emissora. Eu só fui ver essa abertura algum tempo depois, em um encontro de RPGistas, que era sempre invadido pelo pessoal do anime. Eles fizeram algumas exibições de aberturas de animes originais, ou seja, como apareciam no Japão mesmo. Uma delas foi a primeira abertura do Samurai X.




Quando ela começou com aquela pegada forte de guitarra já pensei "Caraca, vai rolar o metal agora!" Mas logo a música descambou pra uma levada pop com uma menininha cantando toda animadinha e meiguinha. Tipo, se deixar a TV no mudo, a abertura fica muito boa, porque a animação dela é fora de série, apresenta muito bem os personagens e dá uma boa amostra do que se passa no programa, intercalando cenas de tranquilidade com o Kenshin, o Samurai que buscava a paz interior, com os quebra-paus que rolava com quem não queria deixar o ex-retalhador esquecer o passado.


Judy and Mary
A banda Judy and Mary, autores
Sobakasu, a música da abertura.
Não quero dar uma de chato, a música até que é engraçadinha, achei que não combinou em nada com este anime, e sei bem que estou dando a cara à tapa aqui porque tem muita gente que ama essa abertura. Mas toda vez que eu a vejo  e a música muda do rockão para aquela coisinha saltitante me dá uma espécie de cãibra no cérebro.

Kenshin Oro
Minha cara ao saber do que a
música se tratava.
A minha birra com ela vai um pouquinho além. Nesse evento, vendo a minha cara de inconformação com o tema da série, um Otaku-Mor de lá veio falar comigo, e disse que também achava que a música não tinha muito a ver com o anime, mas não por causa do seu arranjo, mas sim pela letra. Não era grande coisa, porque eu não entendia porcaria nenhuma de japonês mesmo, e a maioria das músicas que faziam para animes, principalmente as que só emprestavam de uma banda J-Pop qualquer, não tinha nada a ver com a história.

Mas essa aí ia um pouco além nisso: o cara disse que já tinha visto a tradução dela, e a letra da música se tratava de uma menina com dor de cotovelo por causa de um rapaz sardento.

Rapaz sardento? Peraí...


Kenshin, Sanosuke e Yahiko

QUEM É QUE TEM SARDAS NESSE ANIME, PÔ!?

Esses dias eu tava lembrando dessa história e fui tirar ela a limpo. Algumas páginas da internet tem tradução que bate com a história do cara, mas um vídeo com a abertura legendada em português deixou ela com um tom mais poético. Eu logo descartei esta como uma tradução confiável, porque eu já vi outros grupos de tradutores enfeitando uma música japonesa para deixar a letra mais interessante do que é na verdade. Não que eu ache isso uma coisa errada de se fazer, até porque algumas delas têm letras bem bestinhas.

Então fiquem aí com esta abertura bem peculiar:



Felizmente essa abertura foi exibida só por 38 episódios, e a série teve outras mais interessantes, que eu devo comentar aqui mais pra frente.




3 comentários:

  1. kkkkkkkkkk Realmente, é uma decepção total quando a música descamba pra algo até infantil depois de um começo promissor hehe

    ResponderExcluir
  2. Ei você simplesmente está falando do melhor anime de todos os tempos, não importa o que diga e o que mostre, a musica pode estar falando do biquíni de bolinha amarelinha, mas tudo feito nesse anime é perfeito é maior obra já feita no mundo OK hunf (Fim do desabafo)

    ResponderExcluir
  3. o anime é muito massa, mas como você tratou mais de música, concordo que algumas nem tem nada haver, mas você dizer qual é aquela que toco no primeiro episódio durante a narração de Kaoru, uma que é com flauta?

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D