Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 21 de junho de 2013

1

Perfeição - O Videoclipe da Legião Urbana

Legião Urbana - Descobrimento do Brasil - Capa
Neste clima de revolução que o país se encontra nada melhor do que relembrar os grandes nomes que por tantos anos tentaram acordar o povo brasileiro para lutar contra o que há de errado na nação. Um desses grandes lutadores foi Renato Russo com a Legião Urbana, que teve origem na banda punk-rock Aborto Elétrico, onde compôs várias músicas de protesto à sociedade, polícia e governo. 

Quando o vocalista saiu do Aborto, essa banda chamou Dinho Ouro Preto para assumir o microfone, formando assim o Capital Inicial e a Legião Urbana. As composições desta época ficaram divididas as entre essas duas bandas, e depois que a Legião Urbana soltou as últimas músicas de protesto no seu terceiro álbum, Que País é Esse, a banda baixou um pouco a bandeira militante e se voltou às músicas introspectivas que acabaram formando a cara da banda que conhecemos hoje.




Mas no sexto álbum, O Descobrimento do Brasil de 1993, entre tantas músicas sentimentais, uma chamou atenção por chamar todo mundo de burro. Sim, Perfeição, a quarta música deste disco faz exatamente isso. Fala de como o povo é acomodado com tudo que há de errado no país, e não move uma palha para tentar mudar algo.

Este foi o último videoclipe gravado pela banda, e o mais bem produzido de todos do seu repertório. Só que na verdade ele é meio esquisitinho.

O clipe começa com os integrantes vestindo trajes medievais, como na capa do disco O Descobrimento do Brasil, fazendo alguma bruxaria estranha. Depois mostra o Dado Villa-Lobos com o cabelão ao vento, torso nu, correndo num cavalo, e o Renato Russo dando uma de Morrissey num campo florido.

É, o clipe não é grande coisa, mas pelo menos a música é! Tem várias interpretações para a letra, alguns acha que ela fala em tom de ironia e que as coisas melhorarão mais pra frente, e outros acham que ela é pessimista mesmo.

De qualquer forma, os versos finais “Venha! Meu coração está com pressa quando a esperança está dispersa só a verdade me liberta. Chega de maldade e ilusão. Venha! O amor tem sempre a porta aberta, e vem chegando a primavera. Nosso futuro recomeça. Venha, que o que vem é perfeição.” se encaixam perfeitamente com os dias de hoje.





Me pergunto como seria a reação do Renato Russo ao ver as manifestações por um país melhor que estão rolando no Brasil. Me pergunto também como seria a cara dele com essa história de cura gay, mas isso é outra conversa.


É, essa seção do blog é para falar de videoclipes interessantes e tenho que confessar que este, como produção, não é tão interessante assim, mas vale a pena conferir ele, neste momento, mais do que nunca. Força aí pessoal!



Um comentário:

  1. Gostaria de saber onde foi feito esse clipe, em que cidade , nome do local, gostaria de poder visitar o local, alguem pode responder?

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D