Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 27 de março de 2013

3

Manias Estúpidas da Web: Jaspion - O Cara Tussiu


Vocês queriam um quadro novo aqui no blog? Não? Bom, fiz assim mesmo! \o/

Este é "Manias Estúpidas da Web", onde de vez em quando vou comentar e relembrar alguma coisa que virou moda em algum canto da internet, e teremos de tudo aqui: memes, virais, correntes, costumes e tudo o mais relacionado à cultura inútil virtual.

Para abrir este quadro escolhi uma bem das antigas, de  quando os virais ainda eram passados por e-mail e hoje é conhecido como Jaspion - O Cara Tussiu.

Era uma sátira à música Daileon da série japonesa Jaspion, que tocava quando o herói chamava seu gigante robô guerreiro para combater algum monstro. No vídeo o autor fez montagens tosquíssimas com os personagens do programa, e legendou a música como se fosse uma tradução da sua letra, mas na verdade era uma espécie de aportuguesação grosseira da pronúncia japonesa.

O resultado foi uma das maiores pérolas daquela época em que a internet estava começando a ficar popular no Brasil. A coisa era tão inusitada, tosca, chula e criativa que arrancou risadas de todo mundo que viu, e se espalhou como uma praga pela internet.

Este vídeo na verdade era uma apresentação de PowerPoint que era repassada por e-mail, devia pesar uns 5MB e era triste de baixar o arquivo com a conexão discada.




Como um bom viral dos tempos do e-mail, os créditos aos autores desta "obra de arte" se perderam rapidinho, e só bem depois que a moda passou que eu descobri que ela foi feita pelo pessoal do blog Companhia do Salame. Por um curto período vários outros vídeos como este apareceram na internet, inclusive vindo deste mesmo blog, mas nenhum deles chegou nem perto da versão original. Não só porque essas outras versões eram bem menos espontâneas, mas também porque Daileon é uma música boa pra caramba!

Felizmente, hoje em dia quase ninguém repassa arquivos de PowerPoint. Jaspion - O Cara Tussiu, como a obra ficou conhecida (com o "tussiu" escrito errado mesmo), teria se perdido no tempo se não fossem as boas almas que conseguiram gravá-la em formato de vídeo e subir pro Youtube, e deixo aí para quem quiser conhecer ou relembrar.







3 comentários:

  1. É aquela que tem a musiquinha que o cara canta coma um boi?? se for é da hora hehe tmbm já fiz um post sobre esse, outro quadro da hora mano ^^

    ResponderExcluir
  2. Não, essa do coma um boi veio um pouco depois. Vou dar uma olhada na que você escreveu.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D