Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

2

Power Rangers completando 20 anos!

Power Rangers

Dia 28 de agosto a série “norte-americana” estará completando 20 anos de vida. Mesmo considerando que ela só começou a passar na tv aberta brasileira em 1995, lembrar de quando ela começou a ser exibida já é uma prova de que a idade está chegando.

Eu estava numa fase anti-Estados Unidos e repudiei esta série quando estreou, mas como ela passava depois de um desenho que eu gostava, bem na hora em que eu estava almoçando antes de ir pra escola, assistia, no começo a contra-gosto, mas devagarinho fui pegando interesse pela coisa, principalmente por causa da história do Ranger Verde Tommy, que apareceu como vilão e logo se transformou num aliado meio anti-herói.

É, não vai dar pra dar uma de malvadão com esta série, principalmente porque fui assistir ao primeiro filme do Power Ranger no cinema! Umas três vezes…

A série parecia uma cruza de Malhação, Doug e Changemans, com tantos clichês que não dá nem pra listar, além das poses de luta cheia de estilo que faziam alegria da moçada. Rapidinho apareceu um monte de bonequinhos, brinquedos, figurinhas e jogos de videogame com o pessoal de roupa de nylon colorida, e Power Rangers virou a maior febre entre as crianças desde Cavaleiros do Zodíaco.

Como de costume, a Rede Globo nunca exibiu por completo a abertura desta série, e só quem tinha tv  a cabo pôde conferir ela na época. Ela tem uma boa montagem, tem a música tema que toca em todos os episódios na hora de morfar, e todo mundo conseguia cantá-la, afinal, ela só tinha cinco palavras diferentes. É uma abertura bacana, mas não é daquelas que fazem falta.

Vocês podem conferir a versão em espanhol dela na íntegra aí embaixo. E antes que me perguntem “por que em espanhol”, é que foi a única que eu achei que podia ser incorporada em blogs.


A primeira série de Power Ranger tinha como tema animais pré-históricos, e conforme a série foi se desenrolando, vários outros tipos de animais e coisas surgiram como tema, o grupo mudou várias vezes e nome da série também. Apesar disso, o grande clássico da franquia, e o que mais bombou, sempre foi o desse primeiro time, conhecido como Mighty Morphin Power Rangers, que foi o nome que a série teve nas três primeiras temporadas.

Uma coisa que hoje todo mundo já sabe, mas que lá na década de noventa só os leitores da Revista Herói sabiam, é que os Power Rangers não eram uma produção totalmente estadunidensse. Toda a franquia foi feita em cima das séries Super Sentai japonesas, que renderam várias séries de sucesso, inclusive no Brasil, como os Changemans e Flashmans. Sim, eles escaparam de virar Power Rangers por uma década!

Na produção ocidental eles usavam apenas o tema e as cenas de ação, ou seja, na hora de morfar, além de se tornarem guerreiros poderosos, eles se teleportavam para o Japão. Quem nunca estranhou que numa cena eles estavam na escola e logo depois de se transformar estavam numa pedreira deserta?

E esta não foi a única mudança, além de várias alterações no enredo principal, ainda cortaram o piu-piu do Ranger Amarelo. Quero dizer, mais ou menos… É que no Japão, este Ranger era um garoto, mas pra versão dos Estados Unidos, colocaram a japinha Trini, para engrossar o elenco feminino que antes contava com a Kimberly. Acontece que era bem visível que depois da transformação, a Ranger Amarela ficava com corpo masculino (claro! era um varão japonês que estava dentro da roupa!) e isso se acentuava mais se percebesse que a Ranger Rosa, a outra menina do time, tinha um uniforme diferente dos outros, principalmente por causa da saia.

Então bora conhecer os japas de Kyouryuu Sentai Jyuurenjyaa! (com destaque para a Ranger Rosa com cara de “o que que eu tô fazendo aqui!?”)


Vendo a abertura de Jyuurenjyaa já dá pra perceber várias diferenças entre as produção, e que os norte-americanos tiveram que rebolar muito pra editar as cenas de combate para se adequar à série deles. Fiquei me perguntando se ia dar liga se usassem aqueles bonecos de dinossauro na versão ocidental. Hoje vendo, ri pra caramba, mas acho que 20 anos atrás eu ia curtir.




A nova série dos Power Rangers, Super MegaForce, ainda inédita no Brasil vai trazer de volta Rangers de várias temporadas, homenageando os 20 anos da franquia. Entre ele estará Jason David Frank, o eterno Ranger Verde que virou lutador de MMA.

É, muitas coisas mudaram entre os atores originais, alguns saíram do armário, outros engordaram, gatinhas viraram barangas, o Ranger Preto foi preso e parece que teve um dos valentões que bateu as botas.Ainda assim Power Rangers continua agradando crianças e matando adultos de nostalgia, e pelo ritmo de produção, vai continuar assim por pelo menos mais 20 anos.



2 comentários:

  1. Como eu gostava de assistir isso, as 3 primeiras temporadas salvaram minha infância =)

    ResponderExcluir
  2. Verdade, eu também curti até as três primeiras temporadas.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D